terça-feira, 1 de maio de 2012

Declaração do Conselho Nacional de Comunicação Social por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


 Declaração

Por ocasião da comemoração de mais uma jornada mundial consagrada à Liberdade de Imprensa, que se assinala neste dia 3 de Maio, o Conselho Nacional de Comunicação Social associa-se a todos os profissionais do sector no firme propósito de contribuir, com os meios à sua disposição para que o jornalismo angolano assuma cabalmente as suas responsabilidades de forma cada vez mais livre e pacífica.
O lema escolhido pelas Nações Unidas para as comemorações deste ano: “Novas vozes – a liberdade dos meios de comunicação ajuda a transformar as sociedades” é bastante sugestivo, actual e oportuno e impele os jornalistas a refletirem sobre o seu verdadeiro papel social.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é uma ocasião para relembrar ao mundo quão importante é proteger um dos direitos fundamentais da pessoa humana que é a liberdade de expressão.
 O 3 de Maio constitui também uma oportunidade para se promover discussões e debates sobre a importância da liberdade de imprensa como uma das garantias para consolidação dos regimes democráticos de igual modo, para se discutir sobre o papel da imprensa na política, na economia e na defesa dos direitos humanos.
Aproveitando a proximidade da realização das eleições gerais em Angola, o Conselho Nacional de Comunicação Social apela aos jornalistas para que garantam a difusão e o esclarecimento sobre opiniões, projectos e propostas que todas as formações políticas sem excepção, apresentarem aos cidadãos durante a campanha eleitoral.
Na sequência dos seus reiterados apelos em torno de uma maior abertura da comunicação social ao debate contraditório e à apresentação de uma informação plural, o CNCS aproveita o lema deste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa para chamar a atenção dos gestores dos midias para a necessidade do muito que ainda há por fazer em direcção à completa reconciliação de uma Angola felizmente já em paz.
O Conselho manifesta o seu pesar pelo passamento físico do jornalista Feliciano Magico, a propósito chama à atenção das autoridades e empresas de comunicação no sentido de se velar de uma forma responsável pela segurança dos jornalistas.
A questão da segurança dos jornalistas, que o ano passado foi tema de uma importante reunião ao nível do sistema das Nações Unidas continua a colocar-se em Angola, nomeadamente na perspectiva da criação de melhores condições de trabalho que previnam a ocorrência de determinados acidentes.
O Conselho chama a atenção que a ausência condigna das mesmas (condições de trabalho) não só afecta o bom desempenho dos jornalistas como também pode colocar em risco as suas vidas.
A aprovação e divulgação desta declaração é uma decisão tomada em sessão plenária de 27 de Abril de 2012, do Conselho Nacional de Comunicação Social.

Luanda, aos 27 de Abril de 2012.-

O PRESIDENTE,

António Correia de Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário