quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Deliberação Genérica/Outubro 2013

DELIBERAÇÃO
         
Reunido em sessão plenária no dia 1 de Novembro de 2013, o Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) depois de ter passado em revista o desempenho da imprensa angolana, deliberou o seguinte:
         1-Verberar o Folha-8 por mais uma violação à ética e a deontologia profissionais, reflectida na capa da sua edição 1163 de 26 de Outubro de 2013, com a exposição do rosto de um criança completamente nua e a chorar, agravada pelo facto da mesma não ter qualquer relacionamento directo com o conteúdo da acusatória manchete.
         2- O CNCS entende que a utilização desta imagem para além de violar o espírito e a letra inerentes ao princípio da protecção da infância, que é um dos limites constitucionais à liberdade de informação, choca abertamente com o próprio rigor que se exige da informação jornalística, tendo em conta a sua completa e propositada descontextualização.
         3-A plenária tomou boa nota da entrada em funções da nova programação informativa do canal 1 da TPA, apesar da mesma não constituir propriamente uma grande novidade na história da estação pública, que já teve grelhas muito parecidas com esta.
         4- O Conselho deseja que, com esta programação, a TPA e em nome do interesse público, vá ao encontro com a maior abrangência possível, de todas as sensibilidades políticas e sociais que integram o mosaico nacional, com destaque para aquele que está representado na Assembleia Nacional.
         5- O Conselho Nacional de Comunicação Social reafirma a importância de princípios como o contraditório, o pluralismo e a representatividade, no âmbito da promoção de um permanente e saudável debate de ideias e opiniões, como sendo as referências fundamentais na definição dos conteúdos de qualquer serviço público de informação. 
         
Esta deliberação foi aprovada em sessão plenária ordinária do Conselho Nacional de Comunicação Social, que contou com a presença dos Conselheiros:

António Correia de Azevedo – Presidente
Manuel Teixeira Correia – Vice-Presidente
David João Manuel Nkosi
Joaquim Paulo da Conceição
Maria Lucília de Jesus L. Faria Baptista
Armando Garcia Benguela
            Narciso de Almeida Pompílio
Oliveira Epalanga Ngolo
Armando Chicuta Calumbi
Reginaldo Telmo Augusto da Silva

CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, em Luanda, aos 01 de Novembro de 2013. -
O PRESIDENTE,
António Correia de Azevedo



Sem comentários:

Enviar um comentário